A evolução do backup em negócios digitais
- marcelolimadesign
- 10 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Empresas de hoje precisam tomar uma decisão que, a primeira vista, pode parece difícil: escolher entre evoluir a maneira como lidam com os dados obtidos e, consequentemente, alterar toda infraestrutura de TI para suportar essa mudança, ou simplesmente negligenciar as tendências.
Naturalmente, se uma organização preza pelo ajuste ao mercado e pela evolução, irá escolher a primeira opção, tornando essa informação, representada elo seu conjunto de dados, algo valioso cuja segurança é um ponto fundamental.
Transformação dos negócios digitais
Dados são considerados ativos. E, como todo ativo, pode ou não ser aproveitado em sua totalidade. A criação desenfreada de dados torna esse aproveitamento algo complicado, tornando importante sua correta utilização e não simplesmente seu armazenamento e volume.
Atualmente, quatro são os desafios que as empresas têm enfrentado com essa transformação baseada na obtenção e correta utilização dos dados. O primeiro desafio está relacionado à complexidade excessiva, seguido de uma dispersão dos dados dado seu crescimento desenfreado, das expectativas muito elevadas referentes à sua utilização e, por fim, da falta de visibilidade.
Esses desafios estão ligados à forma como as soluções de TI encaram a segurança da informação no momento, já que esse termo, segurança da informação, passou a ter um novo significado. Com os dados em transição, fragmentados em diversos métodos de armazenamento, sua proteção é algo fundamental que deve ser colocado em foco o quanto antes.
Protegendo os negócios digitais
Não é de hoje que os negócios digitais guardam informação como modo de proteger seus interesses. A diferença de antigamente para hoje é a forma como isso é realizado. É possível ainda dizer que já existe diferença em como isso era realizado há alguns anos atrás, graças à nuvem.
Nesse cenário, surgem algumas necessidades específicas. Como agora os dados são apresentados em diversas formas, faz-se necessário maneiras adequadas de proteção para cada forma. Além disso, a tarefa de criar rotinas de backup, e definir a infraestrutura para isso, é complicada, fazendo com que as empresas optem por soluções terceirizadas. Falando em outras palavras, o backup deve estar pronto para crescer juntamente com a obtenção dos dados e dos requerimentos da empresa.
Repense sua estratégia de proteção de dados
Com o que foi dito anteriormente, já fica implícito que as empresas devem repensar sua estratégia de proteção de dados. A estratégia deve atender alguns requisitos básicos: deve ser simples, escalonável, ágil e revelador.
Simples: preza por soluções de fácil gerenciamento, evitando resultados imprevisíveis e dispendiosos. Um exemplo disso é o uso de automação inteligente, reduzindo erros humanos.
Escalonável: como já mencionamos, a estratégia de backup deve acompanhar o crescimento do volume de dados. Maximizar o desempenho e otimizar a capacidade das tecnologias associadas é uma forma de garantir esse atributo.
Ágil: as soluções em backup devem atender às expectativas de tempo de resposta (níveis de serviço), ou será um empecilho para os negócios. Exemplos disso são recuperações instantâneas e integração de arquitetura em nuvem híbrida.
Revelador: deve-se garantir a visibilidade de dados, favorecendo a tomada de decisões e diminuindo os riscos de perda de dados. A indexação de backups e visualização de dados são características que favorecem o gerenciamento correto dos backups.
Tudo que foi dito ressalta a importância de uma estratégia de backup eficiente e da cultura da prevenção. Isso não só garante a continuidade de seu negócio por meio da proteção de seus dados, como também impulsiona os negócios digitais com tais estratégias.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e continue acessando nosso blog para saber mais sobre soluções em segurança da informação para TI.
*Este texto foi baseado no documento Veritas – A evolução do Backup.


































Comentários