Principais Mudanças Propostas no Código de Prática ISO 27002
- marcelolimadesign
- 11 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

A norma ISO 27001, relacionada com a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), mencionando alguns dos principais detalhes das alterações propostas que deixarão a norma mais fácil de ser implementada e integrada com outros sistemas de gestão, alinhando exatamente o SGSI às reais necessidades das empresas, evitando custos e esforços desnecessários.
Em complemento ao artigo publicado, tratarei aqui de comentar mais informações sobre o tema, porém relacionadas com versão preliminar e em discussão da nova ISO 27002, que é a norma que trás todo o detalhamento do que deve ser feito (e não como) em um SGSI. Obviamente que, oscontroles do Anexo A da ISO 27001 também serão afetados pelas mudanças na ISO 27002, pois ambas devem estar muito bem alinhadas.
Minha ideia no artigo não é tratar em detalhes o que mudou em cada controle ou cada alteração, mas comentar como os controles estão sendo estruturados. Já é possível verificar logo ao começar a leitura da norma que está sendo proposto um aumento de 11 para 14 capítulos/domínios com o objetivo de detalhar um pouco mais itens, aspectos e até mesmo controles que estão distribuídos e sem a atenção adequada em outras seções da versão atual.
Outro aspecto relevante refere-se à diminuição, isso mesmo, diminuição do número de controles, de 133 para 113. O objetivo foi o de eliminar aqueles defasados ou que eram muito específicos a outras normas, ou que foram absorvidos em outros capítulos/controles.
Com relação a estrutura de cada capítulo, por exemplo, pode-se citar que os controles relacionados com criptografia tiveram uma seção inteira dedicada ao tema e não está mais vinculada com aquisição e manutenção de sistemas. O mesmo ocorreu com os controles relacionados com terceiros / prestadores de serviços e segurança na operação. Conforme disponibilizado pelo British Standard Institution (BSI), note como está proposta a mudança da estrutura:
5 Security Policies
6 Organization ofinformation security
7 Human resourcesecurity
8 Asset management
9 Access control
10 Cryptography
11 Physical andenvironmental security
12 Operations security
13 Communications security
14 System acquisition, development and maintenance
15 Supplier relationships
16 Information security incident management
17 Information security aspects of business continuity
18 Compliance
Veja alguns dos novos controles em discussão para inclusão na nova norma:
Política dedesenvolvimento seguro
Procedimentos para desenvolvimento de sistemas
Segurança para o ambiente de desenvolvimento de sistemas
Testes funcionais de segurança em sistemas
E, claro, alguns dos controles que tem a forte tendência de serem excluídos ou absorvidos em outras seções, segundo o BSI:
2.2 Addressing security when dealing with customers
4.2 Controls against mobile code
7.3 Information handling procedures
7.4 Security of system documentation
8.5 Business information systems
9.3 Publicly available information
4.2 User authentication for external connections
4.3 Equipment identification in networks
4.4 Remote diagnostic and configuration port protection
4.6 Network connection control
4.7 Network routing control
2.1 Input data validation
2.2 Control of internal processing
2.3 Message integrity
2.4 Output data validation
5.5 Session timeout
5.6 Limitation of connection time
6.2 Sensitive system isolation
5.4 Information leakage
1.2 Business continuity and risk assessment
1.3 Developing and implementing business continuity plans
1.4 Business continuity planning framework
1.5 Prevention of misuse of information processing facilities
3.2 Protection of information systems audit tools
Obviamente, existem outras diversas mudanças em discussão e outras já aprovadas, mas sempre com o objetivo de corrigir o que está incorreto ou de forma equivocada.
Em resumo, assim como no meu artigo anterior, as mudanças particularmente me agradam, principalmente pelo fato de simplificar a implementação de processos e controles.
Com seu Método Estruturado de Segurança daInformação (MESI), a AuditSafe está preparada para auxiliar as empresas noprocesso de implementação e atualização do SGSI, pois foi desenvolvido para se moldar às necessidades das empresas na implementação de projetos, processos e controles baseados na ISO 27001 e 27002.


































Comentários